GIZMO 5 - Ligações gratuitas de PC para telefones fixos no Brasil





O site http://gizmoproject.com está fora do ar porquê o Google comprou esta empresa e disponibiliza um serviço semelhante para os usuários do Gmail.
 
Gizmo is a free phone for your computer
Unlimited FREE calling


That makes calling as easy as instant messaging
Dicionário Gizmo Entenda como funciona!
À primeira vista, o Gizmo Project aparenta ser apenas mais um entre tantos clones do Skype, pioneiro e consagrado software de comunicação VoIP. Da mesma maneira que o original, permite a você conversar com seus amigos, colegas e familiares através de voz ou chat em conexões PC para PC ou PC para telefone. Uma verificada mais minuciosa, no entanto, revela características preciosas que não são encontradas na maioria dos concorrentes, nem mesmo no Skype. O primeiro recurso a chamar atenção é o gravador de chamadas. Enquanto no Skype só é possível grava-las com o auxílio de programas de terceiros, o Gizmo traz este recurso nativamente. Também é possível visualizar a localização geográfica de um contato durante uma chamada. Basta clicar no botão "Map It" e escolher a visualização por mapa, imagem de satélite ou uma combinação híbrida entre os dois tipos.

A principal novidade em relação à concorrência beira o surpreendente: a capacidade de realizar ligações gratuitas de PC para telefones fixos e celulares em mais de sessenta países. Infelizmente, a possibilidade de chamadas para telefones celulares está restrita a números de telefones do Canadá, China, Chipre, Coréia do Sul, Estados Unidos, Guam, Hong Kong, Ilhas Marianas, Ilhas Virgens, Malásia, Maláui, Porto Rico, Rússia, San Marino, Singapura e Tailândia. Mas há diversos países onde você pode ligar a vontade para telefones fixos, inclusive o Brasil. Além dos países já citados, encontram-se nesta lista: Alemanha, Antilhas Francesas, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chile, Croácia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Gibraltar, Grécia, Guadalupe, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Itália, Liechtenstein, Luxemburgo, Monaco, Nova Zelândia, Noruega, Panamá, Peru, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Venezuela e Zâmbia.
O programa possibilita também realizar chamadas para países não citados na lista, além de poder fazer ligações para celulares dos países não atendidos gratuitamente, através da contratação do serviço CallOut que, evidentemente, não é gratuito, mas certamente é mais barato se comparado à telefonia convencional.Já dizia o velho ditado "ninguém dá nada de graça neste mundo". Como é possível, então, uma oferta tão inacreditável? Realmente há um preço a pagar, mas é o mais justo possível: basta ser usuário ativo do programa. Se você utilizar o Gizmo somente para chamadas a telefones fixos e celulares, mas optar por utilizar, por exemplo, o Skype e o MSN para suas conversas PC para PC, certamente não será considerado um usuário ativo, e suas ligações gratuitas poderão ser interrompidas ou mesmo nem completadas. Se, por outro lado, você torna-lo sua principal opção de comunicação na Internet, poderá considerar um grande desconto em sua próxima conta telefônica convencional. Outro problema é que você não poderá ligar para qualquer número que desejar. É necessário que o número para qual você pretende chamar esteja cadastrado por outro usuário do Gizmo. Além disso, você deverá ter esse usuário obrigatoriamente em sua lista de contatos. Isso elimina diversas possibilidades, mas ainda assim não deixa de ser uma oção interessante para quem gostaria de se comunicar com parentes, amigos ou colegas que também utilizam a Internet. Por exemplo, se o seu filho foi estudar em outro país, e acessa a Internet de lá, porque não convida-lo para utilizar o Gizmo?! Além de poderem conversar por chat e por voz quando estiverem conectados, poderão conversar por telefone quando apenas um estiver on-line.
Para começar a colocar a coisa pra funcionar, faça o download da versão para Windows ou da versão para Linux. Instale e execute o programa. Crie sua conta, escolhendo seu nome de usuário e senha. Com o programa online, acesse o menu "Edit" e selecione "My profile". Em "Home Phone", preencha o número de seu telefone fixo, inclusive com código de país e região (o código do Brasil é 55). Mas atenção: ligações para telefones fixos ou celulares realizadas através do Gizmo são originadas nos Estados Unidos, país onde é necessário discar dois zeros para fazer chamadas internacionais. Portanto, um número de telefone válido em São Paulo (onde o código é 11) seria algo como 00-55-11-3333-4444. Clique em "Save" para confirmar a alteração.
A seguir, convide seus amigos, colegas e familiares a utilizarem o Gizmo também. Há duas maneiras de fazê-lo: através do botão "Invite" na janela do programa ou diretamente do site do Gizmo, que pode ser acessado clicando aqui. Ensine a eles como preencher seus números telefônicos ao se cadastrarem. Lembre-se que somente se eles cadastrarem os números você será capaz de realizar as chamadas. Quem recebe a ligação não precisa estar online, mas deverá possuir uma conta no Gizmo com o telefone corretamente cadastrado. Por fim, adicione seus amigos à sua lista de contatos através do botão "Add" (representado graficante como +) e incentive-os a adotar o programa como a principal opção de comunicação na Internet. Deste modo, a redução ou eliminação de conta da telefonia convencional será inevitável tanto para você quanto para eles.
Para realizar as chamadas gratuitas de PC para telefone, basta procurar o contato desejado na aba "Contacts", clicar com o botão direito, e selecionar "Call Home Phone" (ligação para telefone fixo) ou, se for o caso "Call Mobile Phone" (ligação para telefone celular). Para usar a opção de chamada PC para PC, utilize a opção "Call Gizmo Project". Há ainda uma quarta opção, "Call SIP". SIP é o padrão mais popular de Voice over IP (VoIP), permitindo que duas ou mais pessoas realizem chamadas telefônicas através da Internet. Funciona exatamente como a opção "Call Gizmo Project" tendo, como único diferencial, a capacidade de comunicação com outros clientes de VoIP.
Por fim, para usufruir de todas essas vantagens, é necessário possuir os requisitos mínimos de hardware e softwares, que são: Windows 2000 ou XP, microfone e caixas de som (headset pode ser utilizado opcionalmente, mas é recomendável) e conexão dial-up (banda larga é extremamente recomendável). Há ainda versões para MAC OS X (versão 10.3.9 ou mais recente) e Nokia 770 disponíveis para download no site do Gizmo.
Colaboração: River de Morais e Silva
Gizmo - ligações gratuitas para telefonia fixa no Brasil
O serviço telefônico tem experimentado uma evolução surpreendente em especial na última década, no Brasil, notavelmente ocorreu a popularização do serviço de telefonia tanto fixa quanto móvel. No mundo, com a evolução da internet conheceu-se um novo modelo de comunicação: A voz sobre IP.
A voz sobre IP é a técnica de transformação da voz em pacotes IP capazes de trafegar pela rede de dados, inclusive a internet. Apesar do fato da tecnologia não ser nova, apenas recentemente intensificou-se o desenvolvimento de programas que permitem de forma simplificada utilizar um computador doméstico para isso.
O grande boom da transmissão de voz sobre ip deu-se com o advento do programa Skype, cujo marketing e o bom funcionamento rapidamente fizeram a base de usuários chegar aos milhões. O Skype além de permitir a conversação de PC para PC gratuitamente, ainda trouxe outros recursos como a possibilidade de ligação de um computador para um telefone na rede convencional e vice-versa, entretanto estas funcionalidades apenas foram disponibilizadas para serem utilizadas mediante a compra de créditos.
Um inconveniente do Skype é o padrão de transmissão de voz, que é proprietário e não permite a comunicação com outros programas preexistentes ou Telefones via IP, como os do padrão SIP e H.323. Nos Estados Unidos, por exemplo, o padrão SIP é largamente utilizado na rede de telefonia, permitindo que a comunicação entre telefones SIP ocorra sem ônus.
Após o aparecimento do Skype vários outros programas de voz sobre IP passaram a disponibilizar o recurso de ligação para a telefonia convencional no Brasil, mediante a compra de créditos, no entanto na esmagadora maioria a tarifa era superior as praticadas pelo Skype.
Há nesse momento porém no mercado um software capaz de concorrer a altura do Skype: o Gizmo.
Possuindo tarifas praticamente iguais as do Skype, recursos bem semelhantes, utilizando o padrão aberto de telefonia SIP e adotando uma estratégia de marketing incrivelmente agressiva, o Gizmo está conquistando cada vez mais usuários.
O que você acha de poder falar gratuitamente no telefone fixo de um contato seu que não esteja on-line no momento? Pois é, é esta a arma que o Gizmo tem utilizado para ganhar os usuários de outros sistemas similares.
No momento esta estratégia tem sido adotada em aproximadamente 60 países, e o Brasil é um deles.
Para poder utilizar este recurso basta baixar o programa do site http://www.gizmoproject.com/ e ao instalá-lo criar um usuário para você. Depois preencha suas informações pessoais (Account -> My Profile) informando o seu número de telefone fixo e celular (Obs: por enquanto, as ligações para celular no Brasil não são gratuitas, só as fixas). Qualquer outro usuário do Gizmo que queria discar para seu número fixo pode simplesmente clicar com o botão auxiliar sobre o seu nome na lista de contatos e ao ver seu perfil (View Profile), clicar sobre o seu número de telefone fixo, e pronto, o programa realizará gratuitamente a ligação para o número.
Quanto mais pessoas do seu convívio utilizarem o serviço maior será então o número de pessoas com as quais você poderá falar de graça, basta agora divulgar :-) O Gizmo está disponível para Windows, MAC e claro LINUX, apesar de não ser livre.
Idiomas disponíveis
Inglês Espanhol Italiano Francês Alemão Português Japonês Chinês
Verificado e livre de vírus e spyware
sim
Sistemas
2000 e Windows XP

Vitrine Tecnoblog

Gizmo lançou uma campanha que está prometendo balançar o Skype. Para quem ainda não conhece, o Gizmo é um software semelhante ao Skype disponível em versões para Windows, Linux e Mac.
A partir de agora você pode ultilizar o Gizmo para fazer ligações gratuitas do seu PC para telefones fixos e celulares de mais de 60 países.
Até agora, me parece que este serviço não está sendo lançado como uma promoção. Diferente do Skype, segundo o site da campanha, se você e seus amigos se tornarem usuários ativos do Gizmo, você nunca mais irá precisar pagar uma conta telefônica.
Na verdade, a estratégia ultilizada foi muito inteligente, de forma que só faz uso do serviço quem realmente usa o Gizmo para fazer ligações periodicamente.
  • Como funciona
    Para começar, você precisa baixar e instalar o Gizmo em sua máquina. Nesta “promoção”, as ligações gratuitas são feitas de uma forma diferente do Skype.
Repare a partir da imagem acima que, para você fazer uma ligação você não irá ultilizar o teclado numérico para digitar o número desejado. Você deverá clicar com o botão direito no seu contato e selecionar para qual número dele você quer ligar. Nesta tela só irão conter os números preenchidos pelo usuário em questão.
Desta forma o sistema se certifica que você está ligando para um usuário do Gizmo e na mesma hora ele faz a checagem se este usuário está sendo considerado ativo no sistema.
Então tudo o que precisamos é convidar todos os amigos, namorada(o) e etc, para criarem um perfil no Gizmo, convencendo os mesmos a pegarem o costume de manter o mesmo aberto da mesma forma que fazem com a eca do MSN. Não se esqueça de lembrá-los de preencher todos os telefones corretamente.
No momento você pode ligar para telefones fixos e celulares dos seguintes países:
Canada, China, Cyprus, Guam, Hong Kong, Malawi, Malaysia, Puerto Rico, Russia, Saipan, San Marino, Singapore, South Korea, Thailand, United States, US Vigin Islands e Vatican City.
Ou somente de pc para telefones fixos dos países abaixo:
Argentina, Australia, Austria, Belgium, Brazil, Bulgaria, Chile, Croatia, Czech Republic, Denmark, Estonia, Finland, France, French Antilles, Germany, Gibraltar, Greece, Guadeloupe, Hungary, Iceland, Ireland, Israel, Italy, Japan, Liechtenstein, Luxembourg, Monaco, Netherlands, New Zealand, Norway, Panama, Peru, Poland, Portugal, Slovenia, Spain, Sweden, Switzerland, Taiwan, Turkey, United Kingdom, Venezuela e Zambia


home